Entre os dias 16 e 17 de abril, o MetrôRio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma ação de vacinação gratuita contra influenza (gripe) e sarampo em seis estações do sistema metroviário da capital fluminense. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e facilitar a imunização em locais de grande circulação.
As estações que participarão da ação são Botafogo, Carioca/Centro, Colégio, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, Triagem e, exclusivamente na quinta-feira (17), Maracanã. Os pontos de vacinação serão instalados fora da área paga, ou seja, não será necessário passar pelas catracas para receber as doses.
Quem pode se vacinar
Segundo a SMS, a vacinação contra a gripe será oferecida a pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Gestantes
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais
Já a vacina contra o sarampo será aplicada em:
- Adultos de 18 a 59 anos que ainda não tenham se vacinado
- Pessoas de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, com a intenção de completar o esquema vacinal
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
Outras opções de vacinação
Quem não conseguir comparecer à ação no metrô pode buscar as 240 salas de vacinação espalhadas pelas unidades de saúde do município. Outra opção são as unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo (funcionando todos os dias das 8h às 22h) e Campo Grande, localizado no ParkShopping Campo Grande, com atendimento conforme o horário do centro comercial.
Resultados e orientação
Nos últimos dois anos, a parceria entre o MetrôRio e a SMS resultou em mais de 20 mil doses aplicadas. A Secretaria orienta que quem tiver dúvidas sobre sua situação vacinal deve procurar uma unidade de saúde para receber as informações adequadas.
Fonte: Diário do Rio