Síndrome da carteira: O perigo de sentar com a carteira no bolso traseiro

Reprodução: eak_kkk/pixabay

A síndrome da carteira é uma condição que pode parecer inofensiva à primeira vista, mas que, se não tratada, pode gerar sérios problemas de saúde. Essa síndrome ocorre quando uma pessoa se senta regularmente com a carteira no bolso traseiro, o que causa uma compressão do nervo ciático, levando a dores e desconfortos na região glútea e nas pernas.

O problema é mais comum entre os homens, justamente por causa desse hábito de carregar a carteira no bolso de trás. Segundo especialistas, a compressão repetida do nervo ciático pode resultar em uma inflamação crônica chamada neurite, que provoca sintomas como dor, dormência e sensação de queimação que podem se espalhar pela perna.

O nervo ciático, o maior do corpo humano, vai da coluna até os pés. Ele costuma ser afetado por condições como hérnias de disco, estenose da coluna e a síndrome do piriforme, que compartilham sintomas semelhantes à síndrome da carteira.

Como Prevenir a Síndrome da Carteira

A principal recomendação para evitar essa condição é mudar o hábito de sentar com a carteira no bolso traseiro. O ortopedista destaca que, ao retirar a carteira antes de se sentar, a compressão no nervo é evitada, além de se prevenir uma postura incorreta da pelve e da coluna lombar. Ajustar a postura e evitar ficar muito tempo na mesma posição também são medidas essenciais para a prevenção.

Com a retirada da compressão sobre o nervo ciático, é possível perceber uma melhora significativa nos sintomas. Porém, em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a medicamentos ou fisioterapia.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.