Teresina lidera vacinação contra a gripe entre capitais do Nordeste

Reprodução: Foto/FMS

Teresina alcançou a maior taxa de vacinação contra a gripe entre as capitais do Nordeste, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A capital piauiense já imunizou 46,11% do público prioritário, superando cidades como São Luís e Aracaju, que registram índices em torno de 40%. A campanha nacional de vacinação teve início em abril.

O bom desempenho é resultado de uma série de ações estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para ampliar o acesso aos imunizantes. Entre elas está a reabertura de salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Desde janeiro estamos realizando um trabalho de reabertura de serviços. Reabrimos 11 salas de vacina que estavam fechadas, e agora todas estão em pleno funcionamento”, afirma Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS.

Ações ampliam cobertura vacinal

Além da reestruturação da rede, a FMS tem realizado mobilizações em locais estratégicos, como instituições de longa permanência, escolas e eventos públicos, para facilitar o acesso do público-alvo à vacinação.

Dois “Dias D” também foram promovidos, com salas abertas aos sábados para atender quem não consegue se vacinar durante a semana. Outra iniciativa de destaque é o posto fixo no Teresina Shopping, que funciona em horários estendidos.

“Estamos mantendo um posto no shopping com atendimento de segunda a sábado, em horários mais amplos, facilitando o acesso da população”, destaca a coordenadora de vacinação Emanuelle Dias.

Vacina disponível para toda a população

A vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em 91 UBSs de Teresina, que funcionam de segunda a sexta-feira. O posto do Teresina Shopping funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, com alta capacidade de transmissão. Embora muitos casos sejam leves, a doença pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos vulneráveis, exigindo hospitalização e cuidados intensivos.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.