Uganda confirma mais uma morte por ebola, afirma OMS

Reprodução: Foto/Terra

Uganda registrou neste domingo (02/03) sua segunda morte por Ebola, uma criança de 4 anos. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde do país. Com isso, o número de vítimas fatais no atual surto chega a duas.

O surto de Ebola foi declarado em janeiro, após a morte de um enfermeiro no Hospital Nacional de Referência Mulago, em Kampala, a capital ugandense. Desde então, dez casos confirmados de Ebola foram identificados no país.

O novo caso fatal foi registrado no mesmo hospital, que é o único centro de referência nacional para o tratamento da doença. A OMS informou que todos os casos registrados até o momento estão vinculados a esse estabelecimento de saúde.

O Ebola: Uma Doença Grave

O Ebola é uma doença altamente infecciosa e grave, transmitida pelo contato com fluidos corporais ou pele de pessoas infectadas. Seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, vômito com sangue, dores musculares e sangramentos. Devido à gravidade da doença, a OMS e as autoridades locais reforçam a importância da prevenção e do monitoramento rigoroso dos casos.

Histórico de Surto e Situação Atual

Este não é o primeiro surto de Ebola em Uganda. O último episódio ocorreu entre o final de 2022 e janeiro de 2023, quando 143 pessoas foram infectadas, resultando em 55 mortes, incluindo seis profissionais de saúde. O país tem enfrentado desafios contínuos no combate à doença.

Embora o Ministério da Saúde de Uganda tenha informado que todos os oito pacientes em tratamento receberam alta no mês passado, cerca de 265 pessoas que tiveram contato com os infectados continuam em quarentena nas cidades de Kampala e em outras duas localidades.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.