A semana começou com reforço especial na saúde pública do Rio Grande do Norte. Ícone das campanhas de imunização, Zé Gotinha acompanhou de perto, nesta segunda-feira (14/04), o início da campanha de vacinação nas escolas do estado, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal entre alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Com o tema “Minha Escola Nota 10”, a mobilização busca atualizar as cadernetas de vacinação dos estudantes nos 167 municípios potiguares. A abertura oficial ocorreu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN (IERN), em Natal, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, além de representantes locais e estaduais.
Durante a cerimônia, Eder Gatti ressaltou os avanços do Programa Nacional de Imunizações e a importância da retomada das coberturas vacinais no Brasil.
“Nós tivemos quedas de cobertura vacinal entre 2016 e 2022. Graças ao esforço do atual governo, a partir de 2023 iniciamos um processo de resgate do PNI. A estratégia de vacinação nas escolas contribui diretamente para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, destacou Gatti.
Vacinação em números
Entre os dias 14 e 25 de abril, o governo federal pretende vacinar 27,8 milhões de alunos em 109,8 mil escolas públicas de 5.544 municípios. O número representa 80% das instituições públicas de ensino, configurando a maior adesão da história do programa, que existe desde 2007.
Serão aplicadas, conforme a faixa etária dos estudantes, vacinas como:
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- DTP (difteria, tétano e coqueluche)
- Meningocócica ACWY
- HPV
A estratégia inclui tanto a vacinação nas próprias escolas, por equipes do SUS, quanto o encaminhamento dos estudantes para unidades básicas de saúde (UBS), sempre mediante autorização dos responsáveis. Também será realizada a checagem das cadernetas de vacinação, orientando pais e responsáveis sobre a necessidade de completar o esquema vacinal.
Programa Saúde na Escola (PSE)
Criado em 2007, o PSE tem como missão promover saúde e bem-estar de estudantes da educação básica, com foco em ações integradas entre educação e saúde. As ações de imunização ganham protagonismo em 2024 como parte da estratégia nacional de reconstrução da confiança nas vacinas e da retomada das coberturas ideais em todo o território brasileiro.