Com a Páscoa se aproximando, a tentação de saborear chocolate se intensifica. Nos últimos quatro anos, o consumo do doce no Brasil aumentou significativamente, passando de 85,5% em 2020 para 92,9% em 2024, conforme dados da Kantar WorldPanel.
Para aqueles que buscam manter uma alimentação saudável, a chefe do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, Fúlvia, assegura que é totalmente possível incluir o chocolate na dieta sem prejudicar a saúde. “Se você adora chocolate, não há necessidade de cortá-lo da sua vida. O segredo está na moderação. O famoso ditado ‘tudo em excesso faz mal’ nunca foi tão verdadeiro”, destaca.
Versões mais saudáveis de chocolate
Alguns tipos de chocolate, como o amargo, podem até trazer benefícios para o corpo. Rico em flavonoides e cafeína, o chocolate amargo ajuda a aumentar a disposição e contribui para a função muscular. Os flavonoides, por sua vez, são potentes antioxidantes, essenciais para reduzir o estresse oxidativo causado pelo exercício físico intenso. Além disso, o chocolate ainda estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Entretanto, é importante lembrar que o chocolate também é rico em açúcar e gorduras, especialmente os tipos mais industrializados, como o chocolate ao leite e o branco. “Quanto mais natural for o chocolate, melhor. As opções mais vantajosas do ponto de vista nutricional contêm pelo menos 50% de cacau e são menos processadas”, explica Fúlvia.
Essas alternativas oferecem maior concentração de nutrientes benéficos e menor quantidade de açúcares refinados e aditivos. Chocolates artesanais, feitos com gorduras saudáveis, como as encontradas em castanhas, como castanha-de-caju e castanha-do-pará, também são boas opções.
A importância da moderação no consumo diário
Embora o chocolate amargo tenha várias propriedades positivas, a nutricionista recomenda cautela ao consumir o doce, especialmente antes dos treinos. “O mais indicado é deixar o chocolate para momentos especiais, como após uma refeição. E o ideal é limitar o consumo a cerca de 30g por dia”, orienta.
Mousse de chocolate saudável com três ingredientes
Para quem deseja saborear o chocolate de maneira mais saudável, a nutricionista compartilha uma receita de mousse de chocolate simples e deliciosa, feita com apenas três ingredientes.
Ingredientes:
- 160g de chocolate meio amargo ou amargo
- 340g de iogurte natural
- 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea. Distribua em taças e leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.
Fonte: Terra