O câncer de intestino é uma das doenças que mais têm crescido no mundo, afetando, inclusive, pessoas cada vez mais jovens. Diante desse cenário, a busca por hábitos alimentares que ajudem na prevenção da doença se torna mais importante do que nunca. Um estudo recente da Universidade de Harvard revelou que um alimento comum e acessível pode ser um importante aliado na proteção contra o câncer colorretal: o iogurte natural.
A pesquisa, publicada no dia (12/02) de fevereiro, envolveu uma análise de dados de mais de 150 mil pessoas ao longo de três décadas. Os pesquisadores, compostos por epidemiologistas e nutricionistas da instituição, descobriram que consumir iogurte natural ao menos duas vezes por semana pode diminuir significativamente o risco de desenvolver câncer de intestino.
O papel do iogurte na saúde intestinal
Segundo um dos autores do estudo, o iogurte parece contribuir para o equilíbrio das bactérias intestinais, fortalecendo o órgão e ajudando na prevenção de tumores. “Há muito tempo, acredita-se que o iogurte e outros produtos lácteos fermentados são benéficos para a saúde gastrointestinal. Nossas novas descobertas sugerem que esse efeito protetor pode estar relacionado à presença de Bifidobacterium”, explicou o pesquisador.
A pesquisa foi baseada em dois grandes estudos prospectivos realizados nos Estados Unidos, o Nurses’ Health Study e o Health Professionals Follow-up Study, que acompanharam por 30 anos a dieta e os hábitos de mais de 100 mil enfermeiras e 51 mil profissionais de saúde.
Como a Bifidobacterium influencia no câncer colorretal
A pesquisa destacou que a dieta rica em iogurte tem um efeito particularmente positivo sobre os tumores associados à presença da Bifidobacterium, uma bactéria benéfica para o intestino. O estudo, publicado na revista Gut Microbes, revelou que os participantes que consumiam duas ou mais porções de iogurte natural por semana apresentaram taxas significativamente mais baixas de câncer colorretal proximal, o tipo que afeta o lado direito do cólon e está associado a piores prognósticos de sobrevivência.
Esses tumores são, em muitos casos, causados pela replicação de bactérias malformadas, e muitos deles estão ligados à presença de Bifidobacterium. Os pesquisadores acreditam que a ingestão regular de iogurte contribui para a manutenção de uma flora intestinal saudável, o que pode oferecer um efeito protetor contra o câncer.
Resultados promissores, mas com necessidade de mais estudos
Entre os 3.079 casos de câncer colorretal documentados na pesquisa, 1.100 apresentaram dados sobre a presença de Bifidobacterium. Desses casos, 346 (31%) foram positivos para a bactéria. O estudo indicou que o consumo regular de iogurte estava associado a uma redução de 20% na incidência de tumores positivos para Bifidobacterium, especialmente no cólon proximal.
No entanto, apesar dos resultados animadores, os cientistas enfatizam a necessidade de mais pesquisas para entender melhor os mecanismos por trás desse efeito protetor. O estudo sugere que o iogurte, além de conter Bifidobacterium, pode também ter outras populações bacterianas, como o Lactobacillus, o que poderia influenciar os resultados.
Uma dieta equilibrada como prevenção
Os pesquisadores também buscam entender o aumento do câncer de intestino em adultos jovens, investigando fatores de risco e exposições ambientais. Por enquanto, o estudo reforça a importância de manter uma alimentação equilibrada e destaca o iogurte como um possível aliado na prevenção desse tipo de câncer.