52,8% De Redução no casos de dengue de 2025 em comparação ao ano passado é registrado no piauí

Reprodução: Foto/GOV PI

O Piauí apresentou uma queda expressiva de 52,8% nos casos prováveis de dengue em 2025, quando comparado ao mesmo período de 2024. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) indicam que, até a sétima semana epidemiológica de 2024, foram registrados 1.207 casos prováveis da doença, enquanto em 2025 o número caiu para 570 notificações no mesmo intervalo.

Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, ressaltou a importância da conscientização da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela enfatizou que, embora a redução seja um dado positivo, o combate à doença precisa ser permanente e constante.

“Os números mostram uma melhora significativa, mas é essencial que a prevenção continue. O ideal é que as pessoas mantenham as práticas de limpeza e eliminação de criadouros do mosquito, como em terrenos baldios, lixões e áreas públicas. O foco precisa ser a prevenção total, para garantir que a queda nos índices de incidência da doença seja sustentável”, destacou Amélia Costa.

A Sesapi orienta que a população redobre os cuidados, especialmente na limpeza de locais que podem acumular água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Caso haja sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.