Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta última quarta-feira (02/04), uma visita técnica foi realizada nas obras do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea). A estrutura, que está na fase final de construção, tem previsão de ser concluída ainda em abril e entregue à população no primeiro semestre deste ano.
Durante a visita, o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, afirmou que as obras estão quase finalizadas, com 98% de execução. “Estamos na fase final, incluindo a instalação do sistema de climatização. Nos próximos dias, começaremos a montagem do mobiliário. O centro contará com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatras, psicólogos, assistentes sociais e musicoterapeutas, além de uma sala multissensorial destinada ao atendimento de crianças autistas na reabilitação precoce. Este será um centro completo, referência para todo o Brasil”, destacou.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Câmpelo, também participou da visita e enfatizou a importância da obra para as pessoas com autismo e suas famílias. “Este é um projeto muito aguardado por toda a população. A obra está bem planejada, com espaços amplos e climatizados, e em breve será entregue para atender às necessidades da comunidade”, afirmou Dirceu.
A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, se mostrou otimista com o avanço das obras. “Estou muito satisfeita com o progresso. Este centro será fundamental para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das crianças e suas famílias. Também oferecerá orientação a profissionais de saúde que atendem pacientes com autismo, abrangendo desde a infância até a vida adulta. Em breve, estaremos inaugurando esse espaço tão necessário para a nossa população”, disse Isabel.
O Cetea é uma iniciativa do Governo do Estado, com recursos provenientes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Seid, e conta com um investimento de R$ 7 milhões. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, em parceria com o Tesouro Estadual.