O Hospital Regional de Picos deu um passo importante na modernização de seus serviços ao incorporar novos equipamentos para exames e cirurgias por videolaparoscopia. A unidade também passou a contar com um endoscópio para a realização de endoscopias, colonoscopias e Colangiopancreatografias Retrógradas Endoscópicas (CPREs).
A nova tecnologia representa um avanço significativo na oferta de procedimentos minimamente invasivos, reduzindo a necessidade de cirurgias tradicionais. Com isso, os pacientes passam a contar com intervenções mais precisas, menor tempo de recuperação e alta hospitalar mais rápida, o que contribui para um retorno mais ágil às atividades cotidianas. Desde a chegada dos equipamentos, já foram realizados 27 exames de endoscopia digestiva alta, quatro colonoscopias e 11 CPREs.
A aquisição faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para fortalecer a rede de média e alta complexidade. O objetivo é descentralizar os atendimentos e ampliar o acesso da população a serviços especializados.
“O Governo do Piauí tem investido na descentralização da saúde para garantir que um maior número de pacientes receba atendimento especializado sem a necessidade de longos deslocamentos. Nosso compromisso é fortalecer a estrutura hospitalar e garantir que a população tenha acesso a um serviço resolutivo no próprio município onde reside”, destacou Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.
Gerenciado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), o Hospital Regional de Picos segue em expansão, consolidando-se como referência em atendimento hospitalar de média e alta complexidade na macrorregião do semiárido.
“O investimento contínuo em infraestrutura e novos equipamentos reforça nosso compromisso com a qualidade na saúde. O hospital tem crescido e se modernizado, trazendo benefícios diretos para os pacientes. Seguimos focados em oferecer um serviço eficiente, humanizado e seguro”, afirmou o gerente administrativo da unidade, Maycon Nascimento.