Piauí alcança 100% de adesão à avaliação nacional das práticas de segurança do paciente da ANVISA

Reprodução: Foto/GOV PI

O Piauí atingiu um feito significativo na área da saúde ao registrar 100% de adesão na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2024, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este processo integra o Plano Nacional de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente, cuja finalidade é assegurar a adoção de boas práticas de segurança em hospitais e outros serviços de saúde em todo o Brasil.

A avaliação contemplou 25 hospitais do estado, tanto públicos quanto privados, que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os destaques do setor público, figuraram unidades como o Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), o Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM), o Hospital Regional de Piripiri Chagas Rodrigues e o Hospital Estadual de Parnaíba Dirceu Arcoverde (HEDA).

Um destaque adicional foi a Clínica Nefrológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que obteve a pontuação máxima de 100% de conformidade, evidenciando a qualidade do atendimento prestado aos pacientes em tratamento renal.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, celebrou a conquista: “Esse resultado é reflexo do compromisso das instituições de saúde do Piauí com a segurança e o bem-estar dos pacientes. A Sesapi seguirá acompanhando de perto as práticas de segurança no estado para que cada vez mais serviços de saúde atinjam altos padrões de conformidade e excelência”.

A avaliação da ANVISA é fundamentada em 21 indicadores, que abordam aspectos cruciais para a segurança do paciente, como o uso adequado de medicamentos, prevenção de infecções, notificação de eventos adversos e prevenção de quedas. Este processo é realizado anualmente de forma voluntária pelos serviços de saúde e é coordenado pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais, com o suporte da ANVISA.

No Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) é a responsável pelo monitoramento das práticas de segurança, segundo a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos. “A DIVISA tem trabalhado incessantemente para garantir a melhoria contínua da segurança nos serviços de saúde em todo o estado”, afirmou.

Este é o nono ano consecutivo em que o Piauí participa da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, ressaltou a importância da avaliação: “Este processo é essencial para aprimorar a qualidade da assistência à saúde, reduzir riscos e assegurar a proteção dos pacientes durante os atendimentos médicos”.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.