Nesta última segunda-feira (24/02), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou uma ação de referenciamento de famílias para o aplicativo Piauí Primeira Infância, no município de Lagoa do Piauí. Com uma população de 4.810 habitantes, o município foi escolhido como piloto para as iniciativas do aplicativo, que é fruto de uma parceria com a Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi) e faz parte do Pacto pelas Crianças do Piauí.
O Piauí Primeira Infância é o primeiro aplicativo do Brasil a integrar e gerenciar dados de saúde, educação e assistência social, com o intuito de promover políticas públicas voltadas para a primeira infância, compreendendo crianças de 0 a 6 anos. Durante a ação, também foi disponibilizado um consultório oftalmológico da Carretinha da Saúde, que ofereceu atendimentos para crianças da faixa etária de 0 a 6 anos, incluindo exames de refração, biomicroscopia e o teste do olhinho.
Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, ressaltou a importância da ação, que será expandida para todo o estado. “Acompanhar o atendimento de futuras mães e crianças é fundamental para garantir um futuro mais saudável para o nosso estado. O app Piauí Primeira Infância está em fase de testes, e, assim que concluído, será expandido para todas as regiões do Piauí”, afirmou.