O programa Piauí Saúde Digital está entre os seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que reconhece boas práticas de gestão pública com potencial de replicabilidade nacional.
A premiação faz parte do lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, e os vencedores serão anunciados em 27 de agosto, em evento promovido pelo CLP.
Nesta edição, mais de 334 políticas públicas foram analisadas. Destas, 12 foram semifinalistas e apenas seis chegaram à final. Três serão premiadas como as mais inovadoras e eficazes do país.
Criado em 2023, o Piauí Saúde Digital é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) que utiliza a telemedicina para ampliar o acesso da população a serviços de saúde. Atualmente, o programa está presente nos 224 municípios piauienses e já realizou cerca de 700 mil atendimentos.
O serviço oferece:
- Consultas 24h com clínico-geral
- Atendimento em dez especialidades médicas
- Apoio de duas equipes multiprofissionais
- Atendimento via mais de 1.100 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Versão mobile, com app que permite consultas, checagem de pressão arterial e frequência cardíaca
“Nossa meta é garantir que todo cidadão, em qualquer parte do Piauí, tenha acesso rápido e de qualidade a serviços médicos. Ser finalista deste prêmio é o reconhecimento de um trabalho que une tecnologia, gestão eficiente e compromisso com as pessoas”, afirma Dirceu Campelo, superintendente de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
O tempo médio de espera por atendimento é de até uma semana. O programa já é considerado modelo pelo Ministério da Saúde e desperta interesse de outros estados e até de países que buscam soluções para democratizar o acesso à saúde.
“Mais do que um prêmio, é uma validação de que estamos inovando com responsabilidade e entregando resultados reais para a população piauiense”, destaca Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital (DUSD) da Sesapi.