A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promove a oficina “Primeiros Passos da Ação Zika nos Territórios” na Nova Maternidade Evangelina Rosa. O evento tem como objetivo debater estratégias para garantir atenção integral às crianças com síndrome congênita da Zika e oferecer suporte às famílias.
A iniciativa reúne mães de crianças com microcefalia, profissionais das regionais de saúde, representantes das APAEs, do CEIR, da Fundação Municipal de Saúde e técnicos da Sesapi. Segundo Consolação Nascimento, coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, a oficina busca capacitar profissionais para que possam replicar as ações em seus municípios. “O objetivo é qualificar profissionais para fortalecer a rede de assistência às famílias de crianças com microcefalia. O Piauí é o primeiro estado a sediar essa oficina”, ressaltou.
Após uma década do surgimento da síndrome congênita da Zika, as famílias afetadas têm mais conhecimento sobre a condição e buscam ampliar a rede de apoio. Francilene da Cruz, mãe de uma criança com microcefalia, destacou a importância do envolvimento das autoridades na compreensão dos desafios enfrentados. “É essencial que as autoridades ouçam as mães e as crianças. Contar com o apoio da Sesapi fortalece nossa luta por mais atenção às reais necessidades dos nossos filhos”, afirmou.
A coordenadora técnica da Estratégia Brasileiras e Brasileirinhos Saudáveis, da Fiocruz, Liliane Penello, explicou que o acompanhamento dessas crianças e famílias foi interrompido em 2019 e está sendo retomado por meio do projeto Primeiros Passos, do Ministério da Saúde. “Estamos mobilizando esforços para reativar esse suporte em dez estados do Brasil até 2026, garantindo a continuidade do cuidado e da atenção às famílias afetadas pela síndrome congênita da Zika”, destacou.
A oficina marca um avanço na construção de políticas públicas voltadas à saúde da criança e do adolescente, reforçando o compromisso com ações integradas e suporte contínuo às famílias.