Piauí tem menor tempo de espera por consulta no sus, aponta levantamento nacional

Reprodução: Foto/GOV PI

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base em dados do Ministério da Saúde, revelou que o Piauí é o estado onde os pacientes enfrentam o menor tempo de espera para consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo médio registrado foi de 10,8 dias, o mais baixo do país. Em contraste, o Distrito Federal apresentou a maior espera, com 150,3 dias. A média nacional ficou em 57 dias.

A redução no tempo de espera no Piauí é atribuída, em parte, à implementação do programa Piauí Saúde Digital, que integra todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, a tecnologia tem agilizado tanto as consultas com especialistas quanto a realização de exames. “Com esse sistema, a população que depende do SUS consegue um diagnóstico mais rápido, facilitando tanto a prescrição de medicamentos quanto a realização de procedimentos hospitalares”, destacou.

Na região Nordeste, os estados que registraram tempos de espera mais próximos ao Piauí foram a Bahia (12,5 dias), Alagoas (13,2) e Maranhão (17,1). Já Pernambuco lidera a lista da região com a maior demora, com média de 73,2 dias.

O estudo considerou os tempos médios de espera para consultas em 57 especialidades oferecidas pelo SUS, utilizando dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), plataforma do governo federal que gerencia o acesso à saúde.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o resultado do levantamento reflete a política de descentralização dos serviços de saúde adotada pelo governo do estado. “Estamos muito satisfeitos com esse desempenho, que demonstra o avanço das diretrizes do governador Rafael Fonteles. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde e os gestores municipais”, afirmou.

Com a ampliação do acesso e a modernização dos serviços, o Piauí se destaca como referência nacional na redução do tempo de espera no SUS, beneficiando milhares de pacientes em busca de atendimento.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.