Primeira turma de estagiários de Medicina inicia atividades no Novo Hospital Regional de Picos

Reprodução: Foto/GOVPI

Os futuros médicos agora têm a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, em um cenário clínico real, no Novo Hospital Regional de Picos (NHRP). A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora do hospital, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que viabilizou o internato dos estudantes de Medicina nas dependências da nova unidade de saúde.

Sete estudantes do nono período do curso de Medicina da UFPI, do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, estão se revezando para acompanhar atendimentos em diversas especialidades oferecidas pela instituição.

Angélica Luz, gerente administrativa do NHRP, destaca a relevância deste estágio para a formação dos futuros profissionais. “Este é um momento crucial para os alunos, pois é quando eles têm a oportunidade de observar de perto todos os procedimentos dentro de um hospital, acompanhados por médicos experientes. Esses profissionais não apenas orientam os estagiários, mas também avaliam sua participação, promovendo uma aprendizagem prática. As vivências adquiridas nessa fase podem ser um diferencial importante na carreira médica. Além disso, os estudantes vivenciam a rotina hospitalar, com todas as suas demandas e desafios”, explica.

O professor Helber Moura, nefrologista e intensivista, que coordena os estagiários da UFPI no NHRP, enfatiza a importância da nova unidade para o município de Picos, tanto no que se refere ao atendimento à população quanto à formação de novos profissionais. “O hospital oferece uma infraestrutura de qualidade para a formação dos alunos, abrangendo desde a solicitação de exames até o tratamento humanizado e o conforto aos pacientes. A experiência adquirida aqui, especialmente no trabalho em equipe, será determinante na trajetória desses futuros médicos”, ressalta.

Vírnia Muniz, aluna do nono período e integrante da quinta turma de Medicina da UFPI em Picos, compartilha suas impressões iniciais sobre o estágio e suas expectativas. “A experiência tem sido extremamente enriquecedora. Estamos acompanhando profissionais de renome, que nos auxiliam e orientam neste novo momento da nossa formação. O Novo Hospital Regional atende a toda a macrorregião, e isso nos proporciona a oportunidade de lidar com casos clínicos diversos e interessantes, que certamente contribuirão muito para o nosso crescimento profissional”, conclui.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.