Foi apresentado em Brasília nesta quinta-feira (13/02) o aplicativo Piauí Primeira Infância pelo secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antonio Luiz,durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pelo governo federal. A nova ferramenta tem como objetivo integrar áreas essenciais como saúde, educação e assistência social, promovendo o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
O município de Lagoa do Piauí foi escolhido como a cidade piloto para a implementação do aplicativo. A partir de 1º de abril, a plataforma será disponibilizada para as 223 cidades restantes do estado.
“O Piauí Primeira Infância é fundamentado nos princípios de cuidado integral da OMS, Banco Mundial e UNICEF, contemplando seis eixos e 40 indicadores relacionados ao desenvolvimento infantil. Além disso, segue as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância”, explicou o secretário Antônio Luiz.
O aplicativo oferece uma série de serviços, incluindo a caderneta de vacinação, o acompanhamento da gestação, histórico de consultas e exames, bem como a capacitação para profissionais de saúde, educação e assistência social. Entre as inovações, destaca-se a caderneta digital da gestante, a primeira do país, atualizada conforme as orientações da Rede Alyne para gestantes de alto risco. Isso permitirá um acompanhamento contínuo da gestação até os dez anos da criança.
“Este serviço é um marco, pois será a primeira caderneta digital da gestante no Brasil, acompanhando a gestação até a infância. É uma ação inovadora que o governador Rafael Fonteles está implementando para fortalecer a primeira infância no estado do Piauí e que hoje apresentamos aos prefeitos e prefeitas de todo o país”, afirmou o secretário.
Isabel Fontelles, coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, ressaltou a importância do lançamento. Ela destacou que a digitalização da caderneta da gestante, o acompanhamento contínuo da gestação e a formação de profissionais são avanços significativos que beneficiarão muitas famílias piauienses.
“Embora não possa estar presente fisicamente, estou muito feliz com o lançamento do Piauí Primeira Infância. Como profissional e defensora da causa da primeira infância, sei o impacto positivo dessa iniciativa na garantia de direitos e no cuidado integral das crianças. Parabenizo o governador Rafael Fonteles, o secretário Antônio Luiz e toda a equipe pelo esforço pioneiro, colocando o Piauí na vanguarda do cuidado com nossas crianças”, finalizou Isabel Fontelles.