Sesapi e municípios do Piauí participam de curso sobre saúde territorial

Reprodução: Foto/GOV PI

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) estará presente, entre os dias 26 e 28 de maio, nas oficinas de mobilização do curso “Formação-Ação: Promoção da Saúde e Fortalecimento da Participação Social”. O evento, que contará também com a participação do estado do Maranhão, será realizado no município de Codó. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde e visa qualificar lideranças de organizações e movimentos sociais, com o objetivo de promover a saúde e fomentar a criação de territórios mais saudáveis e sustentáveis.

Em reunião realizada nesta segunda-feira, a Sesapi detalhou os preparativos para o curso, que ocorrerá no dia 16 de junho. A coordenação do evento está sendo feita em parceria com o Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) e a Fiocruz Brasília. Gislei Knierim, coordenadora pedagógica do Programa de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (PSAT), da Fiocruz Brasília, destacou a importância da iniciativa: “O objetivo é trabalhar junto aos estados e movimentos sociais para discutir práticas de promoção da saúde, que possam colaborar com a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios e no estado”, afirmou.

O curso faz parte de um programa que ocorrerá entre 2025 e 2027, envolvendo 15 territórios em 27 estados. No Piauí, os municípios de José de Freitas, Piripiri, Teresina e União serão contemplados. Já no Maranhão, as cidades de Alcântara, Aldeias Altas, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Dom Pedro, Itapecuru Mirim, Lima Campos, Santo Antônio dos Lopes, Parnarama, Pedreiras e São Luís participarão do evento.

A gerente de Atenção Primária da Sesapi, Bhassia Barroso, ressaltou a importância do curso para o fortalecimento da promoção da saúde nas comunidades. “Estamos realizando este trabalho junto com os movimentos sociais para fortalecer a promoção da saúde, especialmente na Atenção Primária”, afirmou Bhassia.

O curso abordará temas como as determinantes sociais da saúde, modos de vida nos territórios, cultura e participação social. Materiais pedagógicos serão utilizados para fundamentar os conceitos que serão aplicados na prática comunitária.

Tatiana Monteiro, representante da 3ª Regional de Saúde de Piripiri, destacou o município como um exemplo de mobilização social, tanto no meio urbano quanto rural. “Piripiri é conhecido por seus movimentos sociais, incluindo indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais”, afirmou Tatiana, ressaltando a diversidade e a força das lutas sociais locais.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *