A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deu início, nesta quinta-feira (24/04), ao evento “Encontro de Gestores da Saúde do Piauí: O SUS que Acolhe, Integra e Inova”, no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. A programação segue até esta sexta-feira (25/04), reunindo autoridades da saúde dos 224 municípios piauienses com o objetivo de debater o fortalecimento do SUS por meio da regionalização, inovação e ações integradas.
Durante a abertura, o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou os investimentos realizados pelo governo estadual para ampliar e qualificar a assistência em saúde em todas as regiões do Piauí. Entre os avanços, estão a implantação de novas linhas de cuidado, o fortalecimento do atendimento especializado e o uso da tecnologia por meio do programa Piauí Saúde Digital, que leva a telemedicina e a telesaúde para áreas remotas.
“Esse é um momento de aproximação entre o Estado e os municípios. Muitos gestores municipais estão em seu primeiro ano de gestão, e é essencial alinharmos as ações para que todos conheçam o que já está sendo feito e como podemos atuar de forma conjunta”, afirmou o secretário.
Diálogo, planejamento e troca de experiências
A programação do evento contempla painéis e debates sobre temas como Atenção Primária à Saúde, Assistência de Média e Alta Complexidade, planejamento em saúde e Programação Pactuada e Integrada (PPI) — um dos principais instrumentos de organização do SUS nos territórios.
Além disso, os municípios estão apresentando experiências exitosas e práticas inovadoras que têm dado resultados positivos na melhoria da saúde da população em suas regiões.
“Eventos como esse são fundamentais para integrarmos as gestões, trocarmos experiências e entendermos as possibilidades de cada município. A parceria com a Sesapi é essencial para que possamos fortalecer os serviços e levar saúde de qualidade à população”, destacou Saara Jane, secretária municipal de Saúde de São Julião.
Fortalecendo a gestão descentralizada do SUS
O encontro reforça o compromisso do governo estadual com a descentralização e a regionalização da saúde, respeitando as especificidades de cada território e promovendo uma gestão compartilhada e resolutiva do SUS no Piauí.