A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou nesta segunda-feira (30/06), em Teresina, o 1º Encontro de Avaliação do Centro de Inteligência Estratégica de Gestão Estadual do SUS (Cieges). Com programação até terça-feira (01/07), o evento reúne servidores da secretaria, representantes da Inteligência Artificial do Piauí (SIA) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com foco no fortalecimento da gestão pública em saúde por meio do uso de dados e novas tecnologias.
“A programação inclui debates sobre os avanços, desafios e perspectivas do Cieges, além da apresentação de experiências locais e nacionais no uso de inteligência de dados para a saúde”, explicou Clésio Lopes, diretor da Unidade de Planejamento (DUP) da Sesapi.
—
Primeiro dia: avaliação e novos painéis de dados
O primeiro dia do encontro foi marcado por apresentações técnicas e uma avaliação do cenário atual do Cieges, com destaque para os avanços obtidos na organização e visualização de dados estratégicos. Também foram apresentados novos painéis desenvolvidos pela Diretoria de Unidade de Tecnologia (Dutec) e houve alinhamento de processos internos para qualificar a análise de indicadores de saúde.
—
Segundo dia: foco em inteligência artificial
Na terça-feira (01/07), o encontro se volta à discussão sobre inteligência artificial (IA) aplicada à saúde pública. A Dutec abrirá as atividades com um panorama da utilização de IA na gestão da Sesapi, seguida por uma explanação da equipe da SIA, que destacará avanços, limitações e oportunidades no uso dessa tecnologia no âmbito estadual.
O Conass encerrará a programação com relatos de experiências de outros estados brasileiros que já utilizam soluções de IA em políticas de saúde, fortalecendo o intercâmbio de boas práticas entre as gestões estaduais.
—
Gestão estratégica com base em evidências
Para Clésio Lopes, o encontro representa um momento estratégico para consolidar a cultura de inovação tecnológica e inteligência analítica na administração pública da saúde no Piauí.
“Estamos promovendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo políticas públicas de saúde baseadas em evidências, o que é fundamental para uma gestão mais eficaz, transparente e resolutiva”, afirmou.
O Cieges é uma iniciativa do Conass com os estados e tem como objetivo apoiar as secretarias estaduais de saúde na tomada de decisão baseada em dados qualificados, promovendo maior eficiência e efetividade no Sistema Único de Saúde (SUS).