Sesapi realiza ação de saúde em escola indígena de tempo integral em Teresina

Reprodução: Foto/GOV PI

Em meio a cantos em línguas originárias e um círculo de acolhimento com braços entrelaçados, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deu início, nesta última quarta-feira (23/04), a uma série de atividades voltadas à promoção da saúde na escola indígena Ceti Oka Ka Inaminanoko, localizada em Teresina. A iniciativa, coordenada pela área de Equidade em Saúde da Sesapi, fez parte da programação do Abril Indígena.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços gratuitos à comunidade escolar, incluindo vacinação, testagens rápidas para HIV, hepatites B e C, e sífilis, além de aconselhamentos coletivos e individuais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A proposta foi aliar cuidados com a saúde ao respeito e valorização das tradições indígenas, reunindo cultura e cidadania no mesmo espaço.

“O Abril Indígena é um período simbólico de reconhecimento dos povos originários. Esta ação reforça a importância de políticas públicas que considerem as especificidades culturais dos povos indígenas, incluindo os imigrantes, como os Warao”, destacou Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi.

Cerca de 270 pessoas, entre alunos, familiares e servidores das etnias Warao e Guajajara, participaram das atividades ao longo do dia. O momento foi marcado também pela presença de autoridades estaduais, incluindo o governador do Piauí, representantes da Secretaria da Educação e da própria Sesapi.

“Essa escola é um espaço construído por e para os povos indígenas, com um currículo pensado a partir de nossas realidades e valores. Ver ações como essa sendo realizadas aqui é motivo de muito orgulho”, afirmou Aline Heira Guajajara, professora e diretora do Ceti Oka Ka Inaminanoko.

A iniciativa contou com a parceria de diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Equidade) da UFPI e Uespi, a UBS Durvalino Couto (FMS), o curso de Nutrição da Uninovafapi, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.