Nesta sexta-feira (25/04), a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu uma ação especial no Shopping da Cidade, em Teresina, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado neste sábado (26/04). Cerca de 150 pessoas participaram das atividades voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hipertensão, mais conhecida como pressão alta.
A iniciativa contou com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação corporal, orientações nutricionais, atendimento com cardiologista, além de orientações sobre atividade física e fatores de risco cardiovascular. O evento foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Piauí e instituições de ensino como UNINASSAU, UNIP, AESPI e FAPI.
Prevalência crescente de hipertensão no Brasil
Segundo dados do VIGITEL 2023, a frequência de adultos com diagnóstico de hipertensão aumentou de 22,6% em 2006 para 27,9% em 2023. No Piauí, o e-SUS contabiliza 572.762 hipertensos. A doença é mais comum entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%), e sua incidência cresce com a idade e é mais frequente em pessoas com menor escolaridade.
A coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, destacou a importância da mobilização:
“A ação visa sensibilizar população, gestores e profissionais de saúde sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão.”
População aprova a iniciativa
Francisca Maria, de 68 anos, aproveitou a ação para realizar seus exames e elogiou a organização:
“O atendimento foi maravilhoso. É importante, principalmente para quem já é idoso como eu. Todo mundo devia fazer um check-up.”
O cardiologista Benoni Carvalho, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, reforçou o impacto da hipertensão na saúde pública:
“É uma das doenças mais prevalentes no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de morte. Por isso, a conscientização é fundamental.”