A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), em colaboração com a Gerência de Vigilância Sanitária Municipal de Teresina (Gevisa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), realizou uma fiscalização, nesta terça-feira (25/02), em um estabelecimento comercial na zona leste de Teresina. A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela ouvidoria da Divisa, alegando a comercialização de chumbinho – produto ilegalmente utilizado como raticida.
Durante a operação, os fiscais não localizaram o produto mencionado na denúncia, mas encontraram outras irregularidades que comprometem as condições de segurança alimentar e sanitária do estabelecimento. A Gevisa autuou o local por operar sem a licença sanitária necessária e por comercializar carne sem as condições adequadas de segurança. Além disso, o estabelecimento foi notificado por armazenar uma quantidade significativa de produtos veterinários vencidos.
Iolanda Soares, fiscal sanitária da Divisa, explicou que “o estabelecimento terá o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e solicitar o licenciamento sanitário junto aos órgãos responsáveis.”
A ação reflete o compromisso da Vigilância Sanitária do Piauí com a saúde pública, combatendo práticas irregulares e prevenindo riscos à população. A Divisa reforça a importância da colaboração da sociedade e incentiva que irregularidades sejam denunciadas através da ouvidoria, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.